"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20"

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

OS NOMES E TÍTULOS DE DEUS


Capítulo 3. OS NOMES E TÍTULOS DE DEUS


"E não há salvação em nenhum outro: porque debaixo de céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, por meio do qual devemos ser salvos" (Atos 4:12).

Embora o homem não possa compreender completamente a Deus, Deus empregou vários métodos para se revelar à humanidade. Um destes métodos é o uso de diferentes nomes ou títulos para identificar a si mesmo.
O Significado de um Nome
A escolha de um nome nos tempos da Bíblia, especialmente nos tempos do Velho Testamento, era muito mais significativo do que costuma ser em nossos dias. As pessoas usavam nomes freqüentemente para revelar algo sobre as suas características, história, ou natureza de indivíduos, e Deus também agiu assim. Assim, Deus mudou o nome de Abrão (significando pai exaltado) para Abraão (pai de uma multidão), e o nome de Jacó (suplantador) para Israel (o que luta como Deus). Até mesmo no Novo Testamento, Jesus mudou o nome de Simão (audição) para Pedro (rocha). As citações da Bíblia Amplificada em nota de rodapé em I Reis 8:43 Faz uma citação de Davis no Dicionário Bíblico, do Comentário de Ellicott sobre a Bíblia, e do Novo Dicionário Bíblico para destacar o significado do nome de Deus. Saber o nome de Deus é testemunhar a manifestação desses atributos e temer aquele caráter que o nome denota. O nome de Deus, quer dizer, a sua própria revelação. O nome significa a presença ativa da pessoa na perfeição do caráter revelado.”Os professores Flanders e Cresson da Universidade de Baylor afirmam:” para os antigos, o nome é à parte da pessoa, é uma extensão da personalidade do indivíduo." [5]
Deus usou alguns nomes como meios aos poucos, se auto-revelar. Por exemplo, em Êxodo Deus disse: 6:3 “Eu me apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, pelo nome de Deus Todo-poderoso, mas pelo meu nome JEOVÁ eu não lhes fui conhecido”.Versos 4 a 8 tornam claro que o significado do nome Senhor ou Jeová para Israel estava associado com redenção e salvação. Nós sabemos que Abraão realmente usou o nome Jeová (Gênese 22:14); porém, Deus não fez conhecido a ele o significado completo deste nome em seu aspecto redentor. Assim, em Êxodo 6:3 Deus prometeu se revelar a Si próprio ao seu povo de uma nova maneira. Quer dizer, Ele começou a associar o seu nome com uma compreensão nova do seu caráter e presença.
Além de usar nomes para manifestar seu caráter, Deus usou seu nome para manifestar sua presença. Por ocasião da dedicação do Templo, Salomão reconheceu que Deus era onipresente e que nenhum templo O federia conter (I Reis 8:27). Como Deus preenche o universo, Salomão perguntou como o Templo, uma estrutura artificial erguida pelo homem, poderia conter Deus. Então ele respondeu à sua própria pergunta lembrando Deus de sua promessa: “O meu nome estará ali" (I Reis 8:29). Embora a onipresença de Deus não pudesse ser limitada ao Templo, contudo a plenitude de Seu caráter representado por seu nome poderia habitar ali.
Salomão continuou orando: "afim de que todos as pessoas da terra possam saber o seu nome" (I Reis 8:43). Mais uma vez, isto une o nome de Deus com a revelação de seu caráter. O próprio Deus usou o conceito de seu nome para representar a revelação de sua natureza e poder. Ele disse ao Faraó: “Mas deveras para isso te hei mantido, a fim de mostrar-te o meu poder; e para que seja o meu nome anunciado em toda a terra" (Êxodo 9:16).
O nome de Deus representa Sua autoridade também como o seu poder. Por exemplo, Ele revestiu com a autoridade de seu nome o anjo que conduziu os Israelitas (Êxodo 23:21). Esse anjo provavelmente era uma teofanía de Deus uma vez que a passagem expressa a idéia de que o anjo agiu com toda a autoridade do próprio Deus.
O nome de Deus representa o seguinte: (1) A presença de Deus, (2) A revelação de Seu caráter, (3) Seu poder e (4) Sua autoridade.
Aqui estão outros pontos que demonstram a importância dada por Deus ao Seu próprio nome:
1. Deus exige temor (reverência, respeito) a Seu nome (Deuteronômio 28:58-59). Ele ordena que o homem não tome Seu nome em vão (Êxodo 20:7).
2. Deus adverte Seu povo a não se esquecer do seu nome (Salmo 44:20-21; Jeremias 23:25-27).
3. Deus promete uma bênção a todo aquele que conhecer o Seu nome (Salmo 91:14-16). Há uma bênção também para aqueles que se lembram do Seu nome (Malaquias 3:16).
Tendo em mente o seu significado, vamos examinar alguns nomes usados para Deus no Velho Testamento.
Nomes ou Títulos de Deus No Velho Testamento
Abaixo temos uma lista das palavras primeiro usadas para designar Deus no Antigo Testamento. [6]
Lista 2: Nomes Para Deus No Antigo Testamento

Português
Hebraico
Exemplos nas Escrituras
1
Deus
Elohim
Gênesis 1:1
2
Deus
El
Gênesis 14:18
3
Deus
Eloah
Neemias 9:17
4
Deus
Elah (forma aramaica)
Daniel 2:18
5
DEUS
YHWH (Yahweh)
Gênesis 15:2
6
SENHOR
YHWH ou YH
Gênesis 2:4
7
JEOVÁ
YHWH
Êxodo 6:3
8
JAH
YH (Yah)
Salmo 68:4
9
Deus
Adon
Joshua 3:11
10
Deus
Adonai
Gênesis 15:2
11
EU SOU QUE EU SOU
Asher de Eheyeh Eheyeh
Êxodo 3:14
12
EU SOU
Eheyeh
Êxodo 3:14
13
Deus Altíssimo
El-Elyon
Gênesis 14:18
14
O Deus de visão
El-Roiy
Gênesis 16:13
15
Deus todo-poderoso
El-Shaddai
Gênesis 17:1
16
Deus perpétuo
El-Olam
Gênesis 21:33
El significa força, poder, todo poder, ou, por extensão, divindade. Eloah é provavelmente um derivado de el, e se refere sempre à Divindade. Elah é a forma aramaica (Caldéia) de Eloah. Elohim é a forma plural de Eloah, e o Antigo Testamento usa essa palavra mais do que qualquer outra, para significar Deus. Neste caso, o plural no hebraico, nesse caso, é uma forma intensiva de denotar a grandeza, majestade, e os atributos múltiplos de Deus. (Veja Capítulo 7 – EXPLICAÇÕES DO NOVO TESTAMENTO.) A Bíblia  usa também a palavra elohim para se referir a falsos deuses (Juizes 8:33), seres espirituais (I Samuel 28:13), e a governadores e juízes (Salmo 82). Nestes casos é traduzido deus ou deuses. Adon significa governador, dono, ou senhor tanto humano, como angelical, ou divino. Adonai é a forma enfática de Adon, e especificamente se refere ao Senhor (Deus).
Yahweh (Jeová) é o nome redentor de Deus no Antigo Testamento (Êxodo 6:3-8), e o nome sem igual pelo qual o único Deus verdadeiro se distinguiu no Antigo Testamento de todos os outros deuses (Isaias 42:8). Significa "Aquele que é por si mesmo, ou o Eterno”.Esse conceito também aparece nas expressões "EU SOU O QUE SOU" e "Eu SOU", usadas por Deus a Seu próprio respeito. Flandres e Cresson explicam que Yahweh é a forma da terceira pessoa do verbo "ser" em Hebraico. [7] Yahweh quer dizer "Ele é." Quando usado por Deus, a forma  verbal está na primeira pessoa, ou "Eu Sou." Em outras palavras, Yahweh e "Eu Sou" são formas diferentes do mesmo verbo. Além disso, ambas indicam uma existência ativa (possivelmente causadora ou criativa) muito mais que apenas uma existência passiva.
No inglês, Jah aparece uma vez na versão KJV como uma abreviação de Jeová (Salmos 68:4).  Jeová aparece apenas quatro vezes na versão KJV (Êxodo 6:3; Salmos 83:18; Isaias 12:2; Isaias 26:4) e apenas três vezes como parte de um nome composto (Gêneses 22:14; Êxodo 17:15; Juízes 6:24). Em todos os outros lugares, os tradutores da versão King James usam DEUS ou SENHOR (com maiúsculas) para representar YHWH ou sua abreviação YH. Na maioria das vezes eles usam SENHOR (exemplo: Gêneses 2:4),  usando DEUS apenas quando Adonai (Senhor) também  apareceu na mesma frase (exemplo: Gêneses 15:2).
Usando SENHOR para substituir YHWH, eles estavam apenas seguindo uma tradição judaica antiga de substituir Adonai por YHWH simplesmente quando estavam copiando ou lendo as Escrituras. Este costume surgiu porque os judeus quiseram salvaguardar de levar o nome de Deus em vão, o que violaria o Terceiro Mandamento (Êxodo 20:7). Eles pensavam que pela repetição constantemente do nome sagrado de Deus, poderiam começar a tratá-lo casualmente demais ou mesmo levianamente. O nome de Deus era tão santo e sagrado que eles não deveriam usá-lo.
Jesus e os apóstolos também seguiram este costume. O Novo Testamento usa a palavra grega kurios, significando Senhor, ao citar passagens do Antigo Testamento que usam YHWH (Mateus 3:3; 4:7, etc.).  
Como os antigos Hebreus não costumavam usar vogais escritas e desde que os judeus deixavam de pronunciar o nome sagrado, ninguém sabe qual era a pronúncia original de YHWH. Tudo que temos são as quatro letras hebraicas (chamadas tetragrama), que normalmente são traduzidas literalmente por YHWH ou JHVH e pronunciadas com Yahweh (Hebraico) ou Jeová (português). Vamos usar Jeová pelo resto do livro como é tradicionalmente usado em português e na versão KJV.
Nomes compostos de Jeová
Além das  designações já citadas para Deus, o Antigo Testamento  usa vários nomes compostos de Jeová para descrever Deus e mais completamente revelá-lo. Eles são listados no quadro abaixo.[8] Os números 1, 3, e 5  aparecem como tal na maioria das versões inglesas; o resto  aparece no Hebraico mas são traduzidos para o inglês. Além disso, o Novo Testamento usa ainda por duas vezes “o Senhor Sabaoth" (o Senhor dos Exércitos) (Romanos 9:29; Tiago 5:4).
Lista 3:                 Nomes Compostos de Jeová

Nome
Passágem
Significado
1
Jeová-jireh
Gêneses 22:14
O SENHOR verá (i.e. proverá).
2
Jeová-rapha
Êxodo 15:26
O SENHOR que cura, sara.
3
Jeová-nissi
Êxodo 17:15
O SENHOR nossa bandeira (i.e., vitória).
4
Jeová-m'kaddesh
Êxodo 31:13
O SENHOR que santifica
5
Jeová-shalom
Juízes 6:24
O SENHOR nossa paz
6
Jeová-sabaoth
I Samuel 1:3
O SENHOR dos Exércitos (Todo-Poderoso)
7
Jeová-elyon
Salmos 7:17
O SENHOR Altíssimo
8
Jeová-raah
Salmo 23:1
O SENHOR meu pastor
9
Jeová-hoseenu
Salmo 95:6
O SENHOR que nos criou
10
Jeová-tsidkenu
Jeremiah 23:6
O SENHOR Nossa Justiça
11
Jeová-shammah
Ezekiel 48:35
O SENHOR está presente (Ali)
A Revelação Progressiva Do Nome
Ficamos sabendo que, no Velho Testamento Deus revelou mais sobre Ele mesmo à medida que as necessidades surgiam na vida do homem, e Ele usou nomes para expressar esta auto-revelação. Quando Abraão precisou de um cordeiro para o sacrificio, Deus se revelou como Jeová-jireh, o SENHOR que provê. Quando Israel precisou de libertação, Deus revelou que o Seu nome Jeová tinha um significado anteriormente desconhecido com respeito a libertação e salvação (Êxodo 6:3-8). Quando Israel precisou de proteção para as  doença, Deus se revelou como Jeová-rapha, o SENHOR que cura. Quando  Israel precisou vencer seus inimigos, Deus se revelou como Jeová-nissi, o SENHOR nossa bandeira, i.e., vitória. Assim, os nomes e títulos descritos acima,  revelam todos aspectos importantes sobre a natureza de Deus.
Porém, nenhum deles é uma revelação completa da natureza de Deus. Muitas pessoas no Velho Testamento perceberam isto; eles desejaram saber mais a respeito de Deus e expressaram seu desejo pedindo para conhecer seu nome. Quando Jacó lutou com o homem em Peniel (uma manifestação de Deus), ele perguntou: “Dize-me, rogo-te”, como te chamas. Deus não lhe revelou Seu nome, mas o abençoou (Gênese 32:29). Manoá, o pai de Sansão, perguntou para o anjo do SENHOR qual era seu nome e recebeu a seguinte resposta": Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?" (Juizes 13:18). O profeta Agur perguntou a respeito de  Deus," qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?" (Provérbios 30:4), Ele estava olhando para o futuro, tentando saber com que nome Deus se revelaria quando Ele apareceria como o Filho. Zecarias profetizou que a hora virá quando o SENHOR será o rei sobre toda a terra, e que “aquele dia um será o SENHOR, e um só será o seu nome” (Zecarias 14:9).
O Nome Jesus
Quando  vier  a plenitude dos tempos, Deus satisfará os desejos do seu povo e revelará a Si próprio em todo Seu poder e gloria pelo nome de Jesus. Jesus é o equivalente grego para o nome hebraico Jehoshua (Números 13:16), Jeshua (Esdras 2:2), ou Joshua (Êxodo 17:9). Atos 7:45 e Hebreus 4:8 mostra que Jesus é o mesmo nome que Joshua. (Veja NIV.).
Jesus quer dizer Jeová-salvador, Jeová nossa Salvação, ou Jeová é Salvação. [9] Por isso  o anjo disse: "Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS: porque ele salvará o seu povo dos pecados deles"  (Mateus 1:21). A identificação do nome  Jesus com salvação fica particularmente evidente porque a palavra grega para Jeshua é praticamente idêntico à hebraica para salvação, especialmente porque o hebraico antigo não usava vogais escritas. Na realidade, a Concordância Exaustiva Forte traduz Jeshua como Yeshuwa e a palavra hebraica para salvação como Yeshuwah. Embora outros agüentaram nome de Jehoshua, Joshua, ou Jesus, o Senhor Jesus Cristo é o único que de fato viveu de acordo com esse nome. Ele é o único que é de fato o que o nome descreve.
Jesus é a culminância de todos os nomes de Deus no Velho Testamento. Ele é o nome mais alto, o mais exaltado jamais revelado à humanidade. (Veja Capítulo  4 - JESUS É DEUS para a prova de que  Jesus preenche todos os onze nomes compostos de Jeová antes citados.) O nome de Jesus é o nome de Deus que Ele prometeu revelar quando Ele disse: "Por isso o meu povo saberá o meu nome" (Isaias 52:6). é o único nome de Zecarias 14:9 que encerra e inclui todos os outros nomes de Deus dentro de seu significado. A igreja do Novo Testamento é identificada pelo nome de Jesus. Na realidade Jesus disse que nós seríamos odiados entre todos os homens por causa do seu nome (Mateus 10:22). A Igreja Primitiva foi perseguida por causa do nome de Jesus (Atos 5:28; 9:21; 15:26), e eles consideraram isto um privilégio a ser contado merecedor para sofrer pelo seu nome (Atos 5:41). Pedro declarou que o homem manco (coxo) junto à porta do templo chamada Formosa foi curado “pelo nome de Jesus Cristo de Nazaré" (Atos 4:10). Ele explicou a supremacia e necessidade deste nome para que recebamos a salvação ": E não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre homens, por meio de quem nós devemos ser salvados" (Atos 4:12). O Apóstolo Paulo escreveu: “Portanto Deus o exaltou altamente, e lhe deu um nome que está sobre todo nome: para que ao nome de Jesus se curve todo joelho, nos céus, na terra, e debaixo da terra" (Filipenses 2:9-10).
Por causa da posição exaltada deste nome, nós somos exortados confiar no nome de Jesus em tudo que fazemos ou dizemos “: E tudo o que fizerdes seja em palavra ou ação, fazei-o no nome do Senhor Jesus" (Colossenses 3:17). Nós ensinamos e oramos no nome de Jesus (Atos 4:17-18; 5:28). Nós expulsamos demônios, falamos em línguas, recebemos proteção e poder sobrenatural, e oramos pelos enfermos  - tudo no nome de Jesus (Marcos 16:17-18; Tiago 5:14). Sinais e maravilhas são operados pelo nome de Jesus (Atos 4:30). Oramos e fazemos pedidos a Deus no nome de Jesus (João 14:13-14; 16:23). Nós nos reunimos no nome de Jesus (Mateus 18:20). Nós batizamos no nome de Jesus (Atos 2:38).
Isto significa que o nome de Jesus um tipo de fórmula mágica? Não. Para que o nome de Jesus seja eficiente nós temos que ter fé em Seu nome (Atos 3:16). Precisamos ter fé e conhecer aquele que é o único representado por esse nome (Atos 19:13-17). O nome de Jesus é sem igual porque como nenhum outro ele representa a presença de seu dono. Representa a presença o poder e a obra de Deus. Quando falamos o nome de Jesus com fé, o próprio Jesus se torna realmente presente e começa a trabalhar. O poder não vem do modo como o nome soa, mas vem porque a expressão vocal do nome em fé demonstra obediência à Palavra de Deus e fé na obra de Jesus. Quando chamamos Seu nome com fé, Jesus manifesta Sua presença, opera Sua obra, e satisfaz à nossa necessidade.
Pelo nome Jesus, então, Deus se revela completamente. Vemos, conhecemos, honramos, cremos, e recebemos Jesus, na mesma medida em que vemos, conhecemos, honramos, cremos, e recebemos Deus o Pai (João 5:23; 8:19; 12:44-45; 13:20; 14:7-9). Se nós negarmos Jesus, nós negamos o Pai (I João 2:23), mas se usamos o nome de Jesus glorificamos o Pai (Colossenses 3:17).
A Bíblia profetizou que o Messias declararia o nome do SENHOR (Salmo 22:22; veja Hebreu 2:12). Jesus afirmou que Ele tinha manifestado e tinha declarado o nome do Pai (João 17:6, 26). Na realidade, Ele herdou o nome do Pai (Hebreus 1:4). Como Jesus manifestou e declarou o nome do Pai? Ele o fez revelando o significado do nome pelas obras que Ele fez, as quais eram obras de Jeová (João 14:10-11). Da mesma maneira que Deus no Velho Testamento revelou mais progressivamente sobre a natureza dele e o seu nome respondendo às necessidades de seu povo, assim Jesus no Novo Testamento revelou mais a respeito da  natureza e nome de Deus completamente por milagres, curas, expulsando demônios, e perdoando pecados. Jesus declarou o nome do Pai através de suas obras; por elas provou que Ele realmente era o Pai, o Jeová do Velho Testamento. (Veja Isaias 35:4-6 com Lucas 7: 19-22.) Demonstrando o poder de Deus conforme as profecias, Ele provou que Jesus era o nome do Pai.
Por que o nome de Jesus é a revelação completa de Deus? Simplesmente porque Jesus é Jeová e em Jesus habita corporalmente toda plenitude da Divindade, inclusive o papel do Pai (Colossenses 2:9). Ainda estudaremos esta grande verdade no  Chapter 4 - JESUS IS DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário