"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. 1 João 5:20"

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

JESUS É DEUS


Capítulo 4. JESUS É DEUS

"Porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Colossenses 2:9).

O fato que Jesus é Deus está tão firmemente estabelecido nas Escrituras quanto o fato de que Deus é único. A Bíblia ensina que Jesus é totalmente Deus e Totalmente Homem; neste capítulo estudarmos a primeira afirmativa e a seguinte, estudaremos posteriormente no Capítulo  5 – O FILHO DE DEUS.
Nas próximas seções vamos apresentar e discute as  provas bíblicas que Jesus é Deus, numerando-as para a conveniência do leitor.
O Velho Testamento Testifica Que Jesus É Deus
1. Isaias 9:6 é um das provas mais poderosas de que Jesus é Deus": Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, O Pai da Eternidade O Príncipe da Paz." Os termos menino e filho se referem à Encarnação ou manifestação do "Deus Todo-poderoso" e" do Pai eterno."
2. Isaias profetizou que o Messias seria chamado Emanuel, isso é, Deus conosco (Isaias 7:14 Mateus 1:22-23).
3. Isaias descreveu o Messias como rebento do trono de Jessé (o pai de Davi) e como renovo das raízes de Jessé (Isaias 11:1, 10; veja também Apocalipse 22:16). De acordo com a carne Ele era um descendente (rebento do tronco) de Jessé e Davi, mas de acordo com o Seu Espírito Ele era Seu Criador e fonte de vida (raiz). Jesus usou este conceito para confundir os Fariseus quando Ele citou Salmo 110:1 e perguntou, em essência, “Se Davi, pois lhe chama Senhor, como é ele seu filho (o descendente) de Davi?" (Mateus 22:41-46).
4. Isaias 35:4-6 mostra que Jesus é Deus: Veja, seu Deus. “Ele virá e vos salvará”. Nessa passagem encontramos que quando Deus vier, os olhos dos cegos se abrirão, os ouvidos do surdo serão desimpedidos, os mancos saltarão, e as línguas dos mudos falarão. Jesus aplicou essa passagem das Escrituras a Si próprio (Lucas 7:22) e, claro que, em Seu ministério todas essas coisas aconteceram.
5. Isaias 40:3 declara que alguém clamaria no deserto: “Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus." João Batista cumpriu esta profecia quando ele preparou o caminho para Jesus (Mateus 3:3); Jesus portanto é o SENHOR (Jeová) e nosso Deus.
6. Miquéias 5:2 prova que o Messias é Deus. "Mas tu, Belém Efrata... de ti me sairá o que de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.
Assim o Velho Testamento afirma claramente que o Messias e Salvador que estava para vir seria o próprio Deus.
O Novo Testamento Proclama Que Jesus é Deus
1. De acordo com Atos 20:28, a igreja foi comprada com o próprio sangue de Deus, isto é o sangue de Jesus.
2. Tomé confessou que Jesus era Senhor e Deus (João 20:28).
3. Paulo descreveu Jesus como" nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Tito 2:13;  a NIV diz:" nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo").
4. Pedro O descreveu como “nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (II Pedro 1:1; as versões NIV e TAB ambos registram," nosso Deus e Salvador o Jesus Cristo").
5. Nossos corpos são templos de Deus (I Corintios 3:16-17), contudo nós sabemos que Cristo mora em nossos corações (Efésios 3:17).
6. A carta aos Colossenses, enfatiza a divindade de Cristo fortemente. "Porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Colossenses 2:9; veja também 1:19). De acordo com estes versos da Bíblia, Jesus não é só uma parte de Deus, mas a totalidade de Deus reside nele. Se houvesse várias pessoas na Divindade, de acordo com Colossenses 2:9 todas eles habitariam na forma corpórea de Jesus. Nós nos aperfeiçoamos nele (Colossenses 2:10). O que quer que seja que precisamos de Deus podemos achar em Jesus Cristo sozinho. (Para um estudo mais completo de  Colossenses 2:9 e outras provas da divindade de Cristo em Colossenses, veja  Capítulo 9 – EXPLICAÇÕES DO NOVO TESTAMENTO : DE ATOS AO APOCALIPSE.)
Concluímos que o Novo Testamento testifica a completa Divindade de Jesus Cristo.
Deus Se Manifestou Na Carne Como Jesus
A afirmação de que Jesus é Deus implica necessariamente em que Deus assumiu a carne humana. Isso é na realidade o que a Bíblia diz.
1. "Aquele que foi manifestado na carne, foi justificado em Espírito, visto por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido em cima na glória" (I Timóteo 3:16; veja o verso 15 para confirmação adicional de que Deus é o assunto do verso 16). Deus foi manifestado (feito visível) na carne; Deus foi justificado (manifestado justo) no Espírito; Deus foi visto por anjos; Deus foi crido no mundo; e Deus foi recebido em cima na glória. Como e quando tudo isto aconteceu? Em Jesus Cristo.
2. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e O Verbo era Deus. E o Verbo foi feito carne”.(João 1:1, 14). Literalmente, o Verbo (Deus) foi obrigado ou habitou como em tenda na carne. Quando Deus se abrigou ou se vestiu de carne? Em Jesus Cristo. Ambos os versos da Bíblia provam que Jesus é Deus  - que Ele é Deus manifestado (revelado, feito conhecido, tornado evidente, exibido, mostrado) em carne.
Deus é Espírito sem carne e sangue e invisível ao homem. Para se tornar visível ao homem e para derramar sangue inocente pelos nossos pecados, Ele tinha que se tornar carne. (Para saber mais sobre os propósitos do Filho, veja Capítulo 5 – O FILHO DE DEUS.) Jesus não é um outro Deus ou uma parte de Deus, mas Ele é o Deus do Velho Testamento encarnado. Ele é o Pai; Ele é Jeová que veio em carne para servir de ponte no abismo existente entre o homem e Deus e criado pelo pecado do homem. Ele vestiu carne como um homem veste um manto.
Muitos versos da Bíblia declaram que Jesus Cristo é o Deus do Velho Testamento revestido de carne com a finalidade de auto-revelação e reconciliação.
3. "A saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo” (II Corintios 5:19).
4. "Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito que está no seio do Pai é quem o tem revelado [falado, revelou]” (João 1:18).
5. "Deus que há vários tempos falou muitas vezes e de muitas maneiras aos pais pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho. O brilho de sua glória, e uma imagem expressa de sua pessoa". (Hebreus 1:1-3).
6. Jesus é “a imagem do Deus invisível" (Colossenses 1:15; II Corintios 4:4).
7. Ele é Deus ocultou em carne (Hebreus 10:20). Como profetizou Abraão, provavelmente sem entender o significado completo de suas próprias palavras, “Deus proverá um cordeiro pa Si meu filho" (Gênesis 22:8). Deus realmente providenciou um corpo para Si mesmo “: Sacrifício e oferta não quiseste, antes corpo tu me" preparou (Hebreus 10:5).
8. Jesus foi o construtor da casa (Deus o Pai e Criador) e também um filho com maior honra que a própria casa que estabeleceu (Hebreus 3:3-6).
9. Ele veio para sua própria criação e para seu próprio povo escolhido, mas eles não O reconheceram nem O receberam (João 1:10-11).
O Verbo
João capítulo 1 ensina de modo maravilhoso o conceito de Deus manifesto em carne. No princípio era o Verbo (em grego, Logos). O Verbo não era uma pessoa separada ou um deus à parte, assim como a palavra de um homem não é uma pessoa separada dele. O Verbo era antes, o pensamento ou um plano, na mente de Deus. A Palavra estava no princípio de fato com Deus era o próprio Deus (João 1:1). A Encarnação existiu na mente de Deus antes do mundo existir. Na verdade, na mente de Deus o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo (I Pedro 1:19-20; Apocalipse 13:8).
No grego, logos pode significar a expressão ou o plano tal como existe na mente do proclamador  - como uma peça na cabeça de um autor  - ou pode significar o pensamento como proferido ou caso contrário fisicamente expresso  - como uma peça encenada em um palco. João 1 diz que o Verbo existia na mente de Deus desde o começo dos tempos. Quando chegou a hora, Deus pôs Seu plano em ação. Ele pôs carne naquele plano na forma do homem Jesus Cristo. O Logos é Deus expresso. Como diz John Miller, o Logos é “Deus anunciando a Si mesmo". [10] De fato, a versão TAB traduz  a última frase de João 1:1 como: "O Verbo era o próprio Deus." Flandres e Cresson afirmam," O Verbo era a intenção de Deus de Se auto-revelar". [11] Esse pensamento é destacado posteriormente pelo versículo 14, que diz que o Verbo encarnado tinha a glória como do unigênito do Pai, e pelo versículo 18, que afirma que o Filho revelou o Pai.
Na filosofia grega, o Logos passou a significar razão ou sabedoria como o princípio controlador do universo. Nos dias de João, alguns filósofos gregos e teólogos judeus influenciados pelos pensamentos grego (especialmente o pensador judeu, Philo de Alexandria) considerou no Logos como uma divindade inferior ou secundária, ou o aceitavam como uma emanação de Deus no tempo. [12] Algumas heresias cristãs, inclusive uma forma emergente de Gnosticismo, já estavam incorporando essas teorias em suas doutrinas, e portanto relegando Jesus então a um papel inferior. João usou deliberadamente a terminologia própria desses pensadores para refutar estas doutrinas e declarar a verdade. O Verbo não era inferior a Deus; Ele era Deus (João 1:1). O Verbo não emanou durante um certo tempo de Deus; estava no princípio com Deus (João 1:1-2). Jesus Cristo, o Filho de Deus, não era outro senão o Verbo, ou Deus, revelado na carne. Também note que a palavra grego pros, traduzida como " com" no verso 1, é a mesma palavra traduzida como " pertencendo a" em Hebreus 2:17 e 5:1. João 1:1 poderia incluir em seus significados, então, o seguinte": O Verbo se referia a Deus e a Palavra era Deus," ou," O Verbo pertencia a Deus e era Deus."
Jesus Era Deus Desde O Princípio De Sua Vida Humana
Deus foi manifestado na carne através de Jesus Cristo, mas a que ponto de sua vida Deus realmente habitou o Filho? A Bíblia declara inequivocamente que a plenitude de Deus estava em Jesus desde o momento que sua vida humana começou.
1. Mateus 1:23 diz, “Veja, uma virgem conceberá, e dará a luz um filho, e ele será chamado pelo nome dele Emanuel que quer dizer, Deus conosco". Ele era “Deus conosco" desde o Seu nascimento.
2. Os anjos O adoraram em seu nascimento (Hebreus 1:6), Simeão reconheceu a criança como sendo o Cristo (Lucas 2:26), Ana viu o bebê como sendo o redentor de Israel (Lucas 2:38), e os magos adoraram a criança (Mateus 2:11).
3. Miquéias 5:2 atribuía divindade ao Messias em seu nascimento em Belém, não depois de sua vida em Nazaré ou Seu batismo no Jordão.
4. Lucas 1:35 explica porque Jesus era Deus desde o princípio de sua vida humana. O anjo disse a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer, será chamada Filho de Deus”. Jesus nasceu de uma virgem, sua concepção sendo efetuado pelo Espírito Santo. Por causa disto (“então"), Ele era o Filho de Deus. Em outras palavras, Jesus é o Filho de Deus porque Deus, e não um homem, foi responsável por sua concepção. Deus era literalmente seu Pai. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito". (João 3:16). Gerar significa procriar, ser o genitor, ou produzir. Jesus foi gerado por Deus no útero da virgem a Maria.
Isaias 7:14 também liga a concepção da virgem com o reconhecimento que o Filho assim nascido seria Deus. Em outras palavras, no momento da concepção, Deus colocou sua natureza divina na semente da mulher. A criança que nasceria recebeu de Deus naquele momento sua vida e o lado paterno de sua natureza. Do lado da mãe recebeu a natureza humana de Maria; do lado do pai (Deus, não José) recebeu a natureza de Deus. Jesus obteve a natureza divina pelo processo de concepção; Ele não se tornou divino por algum ato posterior de Deus. Seu nascimento de uma virgem, Jesus estabelece sua divindade.
Alguns acreditam que Jesus recebeu a plenitude de Deus em algum momento posterior na vida dele, como, por exemplo, pela ocasião do seu batismo. Porém, levando em conta o nascimento de uma virgem e Lucas 1:35 isso não pode ser assim. Jesus recebeu Sua natureza de divindade como também a natureza de humanidade no momento de Sua concepção. A descida do Espírito Santo como uma pomba no batismo de Jesus não era um batismo do Espírito Santo; Jesus já trazia dentro de Si toda plenitude de Deus (Colossenses 2:9). Antes, Seu batismo, entre outras coisas, aconteceu como uma unção simbólica para o início de seu ministério terrestre e como uma confirmação para João Batista de Sua divindade (João 1:32-34). (Para saber mais sobre o batismo de Jesus, veja Capítulo  8 – EXPLICAÇÕES DO NOVO TESTAMENTO: OS EVANGELHOS.)
O Mistério da Piedade
O fato de Deus ter se tornado carne que é uma das coisas mais maravilhosas e  incompreensíveis sobre Deus. "E sem controvérsia grande é o mistério de piedade: Deus foi manifestado na carne…” (II Timóteo 3:16).  Jesus é diferente de qualquer outro homem que já existiu, ou que jamais existirá. Ele tem duas naturezas; Ele é completamente Deus e completamente homem. (Veja  Capítulo 5 - O FILHO DE DEUS.) A maior parte dos problemas na mente das pessoas relativos à Divindade, vem deste grande mistério. Eles não conseguem entender a dualidade da natureza de Cristo e não podem separar corretamente esses dois papéis.  Eles não podem compreender como Deus poderia assumir a forma de um bebê e habitar entre os homens.  
É verdade que nós não podemos compreender completamente o milagre da concepção - a união de Deus e o homem - no útero de Maria, mas podemos aceitá-lo pela fé. Na realidade, se nós não acreditamos que Jesus veio em carne, temos um espírito de anticristo (II João 7), mas se  aceitamos realmente essa doutrina de Cristo,  teremos o Pai e o Filho (II João 9). Ambos, o Pai e Filho são revelados em Cristo (João 10:30; 14:6-11).  
O mistério de Deus em carne foi uma grande pedra de tropeçando para os judeus. Eles nunca poderiam entender como Jesus, sendo um homem, poderia também ser Deus (João 10:33). Porque Ele afirmava ser Deus, eles O rejeitaram e buscaram matá-lo (João 5:18; 10:33).

Mesmo hoje, muitos judeus não aceitam a Jesus por esse motivo. Em uma conversa, um rabino judeu Ortodoxo nos falou que nunca poderia aceitar a Jesus como Deus. [13] Ele sentia que sendo  Deus  um Espírito onipresente, invisível  Ele nunca poderia ser visto pelo homem e não podia se tornar visível em carne. O raciocínio dele nos fez lembrar dos judeus nos dias de Jesus. Como este rabino muitos tentaram limitar Deus por suas próprias idéias preconceituosas de como Deus poderia, ou não agir. Além disso, eles não tiveram um conhecimento completo das Escrituras do Velho Testamento que proclamam a divindade do Messias.  
Embora seja humanamente difícil entender como Deus infinito poderia habitar na carne, ainda assim, é isso que as Escrituras afirmam. Fizemos o rabino se lembrar de como Deus apareceu a Abraão na forma de  homem em  Gênese 18. Ele admitiu que era um problema pessoal para ele, mas  tentou explicar isso em termos de um antropomorfismo  ou linguagem figurativa. Então nos referimos a outros versos da Bíblia como Isaias 7:14, 9:6, Jeremias 23:6, e Miquéias 5:2 para mostrar que o Messias seria Jeová Deus. O rabino não teve nenhuma resposta a não ser dizer que nossas traduções destes versos da Bíblia estavam possivelmente incorretas. Ele prometeu estudá-las melhor.  
Jamais houve um mistério quanto às "pessoas" na Divindade. A Bíblia claramente afirma que há apenas um Deus, e isso pode ser facilmente entendido por todos. O único mistério a respeito da Divindade é como Deus pôde vir em carne, como Jesus pôde nascer tanto Deus quanto homem. Mas a verdade deste mistério tem sido revelada àqueles que crerem. O mistério de Jesus Cristo foi mantido em segredo desde que o mundo foi fundado, mas foi revelado na era do Novo Testamento (Romanos 16:25-26; Colossenses 1:25-27). UM mistério no Testamento Novo é simplesmente um plano de Deus que não foi compreendido no Velho Testamento  mas que foi feito conhecido a nós. "Nós podemos entender… o mistério de Cristo que em outras gerações não foi feito conhecido aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito" (Efésios 3:4-5).  
Podemos conhecer o mistério de Deus e do Pai que é Cristo (Colossenses 2:2; também veja as versões NIV e TAB). Na realidade, Paulo explicou este mistério dizendo que em Jesus Cristo estão todos os tesouros da sabedoria, conhecimento, e plenitude de Deus (Colossenses 2:3, 9). O mistério de Deus foi revelado a nós pelo Espírito de Deus (I Corintios 2:7-10). Esta revelação vem a nós pela Palavra de Deus que é iluminada pelo Espírito Santo (I Corintios 2:7-10). A luz de Cristo que é a imagem de Deus brilhou em nossos corações (II Corintios 4:3-4). Não há, portanto nenhum mistério bíblico sobre a Divindade e certamente nenhum mistério sobre o número de pessoas na Divindade. O único mistério é Cristo, e Ele nos foi revelado! O mistério de Deus e o mistério de Cristo convergem na Encarnação. É que simplesmente o único Deus de Israel veio a terra em carne. Este mistério foi revelado e a Palavra de Deus declara que ele se tornou conhecido a nós hoje.
Jesus é o Pai
Se há somente um Deus sendo Deus o Pai (Malaquias 2:10), e se Jesus é Deus, então logicamente segue-se o fato de que Jesus é o Pai. Para esses que de alguma maneira pensam que Jesus pode ser Deus e ainda não pode ser o Pai, nós ofereceremos provas bíblicas adicional que o Jesus é o Pai. Elas servirão também como maior evidência que Jesus é Deus. Na verdade dois versículos da Bíblia são suficientes para provar este ponto de vista.
1. Isaias 9:6 chama o Filho de Pai da eternidade. Jesus é o Filho profetizado e há somente um Pai (Malaquias 2:10; Efésios 4:6), assim Jesus deve ser Deus o Pai.
2. Colossenses 2:9 proclama que toda a plenitude da Divindade habita em Jesus. A Divindade inclui o papel do Pai, assim o Pai deve habitar em Jesus.
3. Além destes dois versículos, o próprio Jesus ensinou que Ele era o Pai. Uma vez, quando Jesus estava falando sobre o Pai, os Fariseus perguntaram: “Onde está teu Pai? Jesus respondeu, não me conheceis a mim, nem a meu Pai: se tivessem me conhecido, também" deveriam ter conhecido meu Pai (João 8:19). Jesus continuou dizendo: “porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados" (João 8:24).
Em algumas versões aparece “ele” em itálico após eu “sou”, fato que indica que “ele” foi acrescentado pelos tradutores, não existindo no original grego. Jesus estava na verdade se identificando como o “Eu SOU" de Êxodo 3:14. Os judeus que não entenderam o Ele queria dizer perguntaram: “Quem és tu?" Jesus respondeu, “Que é que desde o princípio vos tenho dito?” (João 8:25). Porém, “eles não entenderam que ele lhes falava do Pai" (João 8:27). Em outras palavras, Jesus tentava dizer-lhes que Ele era o Pai e o Eu SOU, e que se eles não O aceitassem como Deus morreriam em seus próprios pecados.
4. Em outro lugar Jesus disse: “Eu e meu Pai somos um" (João 10:30). Alguns tentam dizer que Ele era um com o Pai assim como um marido e a esposa são um ou como dois homens podem ser um quando concordam. Esta interpretação tenta debilitar a afirmativa de Jesus. Porém, outros versos sustentam de nodo completo que Jesus não era somente o Filho em Sua humanidade, mas também o Pai em sua divindade.
5. Por exemplo, Jesus declarou em João 12:45, “E quem me vê a mim vê aquele que me enviou". Em outras palavras, se uma pessoa ver Jesus no que diz respeito a sua divindade, vê o Pai.
6. Em João 14:7 Jesus disse a seus discípulos: “Se vós me tivessem conhecido, conheceríeis também a meu Pai. E desde agora o conheceis e o tendes visto”. Ao ouvir esta declaração, Filipe replicou: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta" (João 14:8). Em outras palavras, ele pediu que Jesus lhes mostrasse o Pai e então eles ficariam satisfeitos. A resposta de Jesus foi: “Há tanto tempo estou convosco e não me tendes conhecido Filipe? Quem me vê a mim, vê o Pai; e como dizes tu então, mostra-nos o Pai? Tu não crês que eu estou no Pai, e o Pai em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai que permanece em mim, é quem faz as obras. Crede-me que eu estou no Pai e o Pai em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras” (João 14:9-11). Esta declaração vai além de um simples relacionamento harmonioso; ela pode ser visto como nada menos que a afirmação de Cristo de ser o Pai manifestado em carne. Como muitas pessoas hoje, Filipe não tinha compreendido que o Pai é um Espírito invisível e que o único modo de alguém jamais O ver, seria através da pessoa de Jesus Cristo.
7. Jesus disse: “O Pai está em mim, e eu nele" (João 10:38).
8. Jesus prometeu ser o Pai de todos os vencedores (Apocalipse 21:6-7).
9. Em João 14:18 Jesus disse: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós outros”. A palavra grega traduzida para órfãos é orphanos que a Concordância Exaustiva de Strong, define como “despojado (' órfãos), i.e. sem pais”. Jesus estava dizendo: “eu não os deixarei como órfãos" (NIV e TAB), ou “eu não o deixarei órfão: Voltarei para vós”.Jesus, falando como o Pai, prometeu que Ele não deixaria seus discípulos órfãos.
Abaixo se seguem algumas comparações que oferece prova adicional de que Jesus é o Pai.
10. Jesus profetizou que Ele haveria de ressuscitar Seu próprio corpo da morte, em três dias (João 2:19-21), todavia Pedro pregou que Deus ressuscitou Jesus de entre os mortos (Atos 2:24).
11. Jesus disse que nos mandaria o Consolador (João 16:7), mas disse, também, que o Pai enviaria o Consolador (João 14:26).
12. O Pai, sozinho, pôde trazer os homens a Deus (João 6:44), ainda assim, Jesus disse que Ele atrairia todos os homens (João 12:32).
13. No último dia, Jesus ressuscitará a todos os que crerem (João 6:40), embora Deus o Pai vivifique (dê vida) aos morto e nos levantará (Romanos 4:17; I Corintios 6:14).
14. Jesus prometeu responder às orações daqueles que crêem (João 14:14), mas também disse que o Pai responderia as orações (João 16:23).
15. Cristo é nosso purificador (Efésios 5:26), mas o Pai também nos santifica (Judas 1).
16. I João 3:1, 5 afirma que o Pai nos amou e se manifestou para retirar os nossos pecados, contudo nós sabemos que era Cristo que foi manifestado no mundo para tomar pecado (John 1:29-31).
Podemos compreender facilmente tudo isso se atentarmos para o fato de que Jesus tem uma dupla natureza. Ele é tanto Espírito como carne, Deus e homem, Pai e Filho. No lado humano Ele é o Filho do homem; em seu lado divino Ele é o Filho de Deus e é o Pai habitando em carne. (Veja  Capítulo  5 – O FILHO DE DEUS para saber mais sobre o Filho). (Para saber mais sobre o Pai, Filho e Espírito Santo, veja) Capítulo 6 - PAI, FILHO, E ESPÍRITO SANTO
Jesus é Jeová
As passagens das Escrituras demonstrando que Jesus é o Pai não enfraquecem nossa prova de que o Jesus é o único Deus. Abaixo seguem doze versículos das Escrituras provando especificamente que Jesus é Jeová  - o único Deus do Velho Testamento.
1. Isaias 40:3 profetizou que uma voz clamaria no deserto: “Preparai o caminho do SENHOR" (Jeová); Mateus 3:3 diz que o João Batista é o cumprimento desta profecia. Sabemos que João preparou o caminho do Senhor Jesus Cristo. Uma vez que o nome Jeová era o nome sagrado para o único Deus, a Bíblia não aplicaria a nenhum outro que não o Santo de Israel; aqui ele se refere a Jesus.
2. Malaquias 3:1 afirma, “De repente virá ao seu templo o SENHOR, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança". Isto foi cumprido por Jesus, seja significando o Templo, literalmente, ou seja, significando o templo do corpo de Jesus (João 2:21).
3. Jeremias 23:5-6 fala de um Renovo justo de Davi  - uma clara referência ao Messias  - e o chama de “SENHOR JUSTIÇA NOSSA." (Também veja JeremiaS 33:15-16.) Em outras palavras, Jesus é "Jeová Justiça Nossa."
4. Falando de Jeová Isaías diz: "Pelo que o seu próprio braço lhe trouxe salvação" (Isaías 59:16), “e o seu braço dominará" (Isaías 40:10). Isaías 53:1-2 descreve o Messias como a revelação do braço do SENHOR. Então, Jesus o Salvador não é outro Deus, mas uma extensão de Jeová em carne humana, para trazer salvação ao mundo.
5. Isaías profetizou que a glória do SENHOR seria revelada a toda a carne (Isaías 40:5). Tendo Jeová dito que não daria a sua glória a nenhum outro (Isaías 42:8; 48:11), sabemos que Ele poderia cumprir essa profecia apenas através da revelação de Si mesmo. De fato, no Novo Testamento encontramos que Jesus tinha a glória do Pai (João 1:14; 17:5). Ele é o Senhor da glória (I Corintios 2:8). Quando Jesus vier novamente, Ele virá na glória do Pai (Mateus 16:27; Marcos 8:38). Se Jesus tem a glória de Jeová, Ele tem que ser Jeová.
6. Jeová disse: “Por isso o meu povo saberá o meu nome: portanto naquele dia saberá que eu sou quem fala: Eis-me aqui" (Isaías 52:6). Ainda assim sabemos que Jesus é o único que revelou o Pai, manifestou o nome do Pai, e tornou conhecido o nome do Pai (João 1:18; 17:6; 17:26). Jesus declarou o nome do Senhor (Salmos 22:22; Hebreus 2:12). Portanto, Ele tem que ser Jeová.
7. O SENHOR disse, “Diante de mim se dobrará todo joelho, toda língua jurará" (Isaías 45:23). Paulo citou este versículo das Escrituras para provar que todos permanecerão diante do trono de julgamento de Cristo (Romanos 14:10-11). Paulo escreveu, também: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho” (Filipenses 2:10).
8. Zacarias oferece prova convincente que Jesus é Jeová. Na passagem começando com Zacarias 11:4, “Assim diz o SENHOR meu Deus": “Pesaram, pois por meu preço trinta moedas de prata”.Em Zacarias 12:10 Jeová afirmou: “olharão para mim a quem transpassaram”.Claro que, foi Jesus que foi vendido por trinta moedas de prata e quem foi perfurado (Mateus 26:14-16; João 19:34). Zacarias 12:8 diz com referência ao Messias, “a casa de Davi será como Deus”.Zacarias escreveu, também “Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos com ele" e O descreve lutando contra muitas nações e diz que naquele dia seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras (Zacarias 14:3-5). Sabemos que Jesus é aquele que virá de volta ao Monte das Oliveiras como Rei dos reis e Senhor dos senhores para guerra contra as nações (Atos 1:9-12; I Timóteo 6:14-16; Apocalipse 19:11-16).
9. Quando Paulo, judeu instruído, fariseu dos Fariseus, perseguidor fanático do Cristianismo, foi ferido na estrada de Damasco por uma luz ofuscante de Deus, ele perguntou, “Quem és tu, Senhor?" Como um judeu, ele sabia que havia só um Deus e Senhor, e ele estava perguntando: “Quem és tu, Jeová?" O Senhor respondeu, “eu sou Jesus" (Atos 9:5).
10. Embora Moises tratasse com Jeová Deus, Hebreus 11:26 diz que o Moises considerou o opróbrio de Cristo como maiores riquezas que os tesouros do Egito. Assim o Deus de Moises era o Jesus Cristo.
11. O Salmo 68:18 descreve uma cena na qual Jeová ascende ao alto e conduz cativo o cativeiro, contudo nós sabemos que Jesus ascendeu às alturas e levou cativo o cativeiro. Na realidade, Efésios 4:7-10 aplica essa profecia a Jesus.
12. Apocalipse 22:6 diz: “o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas enviou seu anjo" a João, mas verso 16 diz, “eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas”.
Ainda há muito mais passagens da Bíblia que identifica Jesus com o único Jeová Deus. Abaixo encontramos uma lista de versículos que lado a lado descrevem Jeová de determinadas maneiras com versos que descrevem Jesus da mesma maneira. Assim, todos esses versículos das escrituras provam que Jesus é Jeová.

Lista 4: Jesus é Jeová (I)

Jeová

Jesus

1
Todo-poderoso
Gênesis 17:1
Todo-poderoso
Apocalipse 1: 8
2
EU SOU
Êxodo 3:14-16
Eu sou
João 8:58
3
Rocha
Salmo 18:2; 28:1
Pedra
I Corintios 10:4
4
Salvação
Salmo 18:2
Salvação
Lucas 1:69
5
Pastor
Salmo 23:1; Isaias 40:10-11.
Bom pastor, Grande Pastor, Sumo Pastor,
Heb. 13:20; João 10:11; I Pedro 5:4.
6
Rei da Glória
Salmo 24:7-10
Deus de Glória
I Corintios 2:8
7
Luz
Salmo 27:1; Isaias 60:19
Luz
João 1:4-9; João 8:12; Apocalipse 21:23
8
Salvação
Salmo 27:1; Isaias 12:2
Única Salvação
Atos 4:10-12
9
Senhor dos senhores
Salmo 136:3
Senhor dos senhores
Apocalipse 19:16
10
Santo
Isaias 12:6
Santo
Atos 2:27
11
Legislador
Isaias 33:22
Testador do Primeiro Testamento (a Lei)
Hebreus 9:14-17
12
Juiz
Isaias 33:22
Juiz
Mique. 5:1; Atos 10:42
13
Primeiro e o Último
Isaias 41:4; 44:6; 48:12
Alfa e Omega, Primeiro e Último, Começo e Fim.
Apocalipse 1:8; 22:13
14
Único Salvador
Isaias 43:11; 45:21; 60:16
Salvador
Tito 2:13; 3:6
15
Aquele que dá Água Espiritual
Isaias 44:3; 55:1
Aquele que dá Água Viva
João 4:10-14; 7:38-39
16
Rei de Israel
Isaias 44:6
Rei de Israel, Rei dos reis,
João 1:49; Apocalipse 19:16
17
Único Criador
Isaias 44:24; 45:8; 48:13
Criador de tudo
João 1:3; Colossen. 1:16
18
Deus Justo
Isaias 45:21
Justo
Atos 7:52
19
Redentor
Isaias 54:5; 60:16
Redentor
Gálatas 3:13; Apocalipse 5:9

Lista 5: Jesus é Jeová (II)

Nome
Jesus é nosso:
Passagens
1
Jeová-jireh (provedor)
Provedor do SACRIFÍCIO
Hebreus 10:10-12
2
Jeová-rapha (aquele que cura)
Médico
Tiago 5:14-15
3
Jeová-nissi (bandeira, vitória)
Vitória
I Corintios 15:57
4
Jeová-m'kaddesh (santificador)
Santificador
Efesios 5:26
5
Jeová-shalom (paz)
Paz
João 14:27
6
Jeová-sabaoth (Senhor dos Exércitos)
Senhor dos Exércitos
Tiago 5:4-7
7
Jeová-elyon (altíssimo)
Altíssimo
Lucas 1:32, 76, 78,
8
Jeová-raah (pastor)
Pastor
João 10:11
9
Jeová-hoseenu (aquele que nos fez)
Aquele que nos fez
João 1:3
10
Jeová-tsidkenu (Justiça)
Retidão
I Corintios 1:30
11
Jeová-shammah (presente)
Aquele que está sempre conosco
Mateus 28:20
As listas anteriores não estão completas, mas são mais que suficientes para provar que Jesus é Jeová. Há apenas um Jeová (Deuteronômio 6:4), assim isto significa que Jesus é o único Deus do Velho Testamento.
Os judeus Entenderam Que Jesus Afirmava Ser Deus
Os judeus não compreenderam como Deus poderia vir em carne. Eles não entenderam Jesus quando em uma ocasião Ele lhes falou que Ele era o Pai (João 8:19-27). Porém, em muitas outras ocasiões eles realmente compreenderam sua afirmativa de que era Deus. Uma vez quando Jesus curou um homem no Sábado sagrado e creditou a obra a seu Pai, os judeus buscaram matá-lo  - não apenas porque Ele tinha violado o Sábado sagrado, mas porque Ele disse que Deus era Seu Pai, fazendo-se a Si mesmo igual a Deus (João 5:17-18). Uma outra vez, Jesus disse que Abraão alegrou ao ver o seu dia. Quando os judeus lhe perguntaram como poderia ser isso, Jesus respondeu: “Antes que Abraão existisse, eu sou”.Os judeus imediatamente reconheceram que Ele afirmava ser o EU SOU  - o nome pelo qual Jeová tinha se identificado em Êxodo 3:14  - então procuraram apedrejá-lo e matá-lo por causa da blasfêmia (João 8:56-59).
Quando Jesus disse: “Eu e meu Pai somos um”, os judeus pegaram pedras para lhe atirar por causa da blasfêmia, porque sendo homem se fazia Deus o Pai (João 10:30-33). Eles tentaram matá-lo quando Ele disse que o Pai estava nele, novamente porque Ele estava afirmando ser o Pai (João 10:38-39).
Quando o Jesus perdoou um homem paralítico de seus pecados, os judeus pensaram que Ele tinha blasfemado porque sabiam que só Deus pode perdoar pecado (Isaias 43:25). Jesus, sabendo seus pensamentos, curou o homem; mostrando desse modo Seu o poder divino e provando Sua divindade (Lucas 5:20-26). Os judeus tinham razão ao acreditar na existência de um só Deus, ao acreditar que apenas Deus perdoa os pecados, e ao compreender que Jesus estava afirmando ser o único Deus (o Pai e Jeová). Eles só estavam errados porque eles recusaram a crer naquilo que Jesus afirmava.
É espantoso como algumas pessoas hoje em dia não só rejeitam a afirmativa do Senhor a respeito da sua verdadeira identidade, como também deixam de compreender o que Ele realmente afirmou. Até mesmo os judeus contrários a Jesus perceberam que Jesus afirmava ser Deus, o Pai, e Jeová, mas alguns hoje não conseguem ver o que as Escrituras declaram tão claramente.
Jesus É O Único No Trono
Há um só trono nos céus e apenas Um, sentado no trono. João descreve isso em Apocalipse 4:2: “E imediatamente eu me achei em espírito; e eis armado no céu, um trono, e no trono alguém assentado”.Sem dúvida esse alguém é Deus porque os vinte e quatro anciões ao redor do trono se dirigem a Ele dizendo: " Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus o Todo-poderoso aquele que era e é, e que há de vir" (Apocalipse 4:8). Quando nós compararmos essa passagem a Apocalipse 1:5-18, descobrimos uma notável semelhança entre a descrição de Jesus e do Único sentado no trono. "Eu sou Alfa e Omega, o começo e o fim, diz o Senhor que é e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso" (Apocalipse 1:8). Os versos 5-7 deixam claro que Jesus é aquele de quem se fala no verso 8. Além disso, Jesus é claramente o assunto de Apocalipse 1:11-18. No verso 11, Jesus se identificou como o Alfa e Omega, o primeiro e o último. Nos versos 17-18 Jesus disse: “Eu sou o primeiro e o último; Eu sou aquele que vive, estive morto; mas eis que estou vivo eternamente, Amém; e tenho as chaves da morte e do inferno”. Desde o primeiro capítulo de Apocalipse, portanto, encontramos que Jesus é o Senhor, o Todo-poderoso, e Aquele que é, que era, e que há de vir. Desde que as mesmas condições descritivas e títulos se aplicam a Jesus e ao Único sentando no trono, não é outro senão Jesus Cristo.
Há ainda maior fundamento para essa conclusão. Apocalipse 4:11 nos diz que o Único no trono é o Criador, e nós sabemos que Jesus é o Criador (João 1:3; Colossenses 1:16). Além disso, o Único no trono é merecedor de receber glória, honra, e poder (Apocalipse 4:11); nós lemos que o Cordeiro que foi sacrificado (Jesus) é merecedor de receber poder, riquezas, sabedoria, força, honra, glória, e louvor (Apocalipse 5:12). Apocalipse 20:11-12 nos diz que o Único no trono é o Juiz, e nós sabemos que o Jesus é o Juiz de todos (João 5:22, 27; Romanos 2:16; 14:10-11). Nós concluímos que Jesus é Aquele que está no trono em Apocalipse 4.
Apocalipse 22:3-4 fala do trono de Deus e do Cordeiro. Estes versos falam de um trono, uma face, e um nome. Então, Deus e o Cordeiro devem ser o único Ser que tem uma face e um nome e que está sentado no trono. A única pessoa que é tanto Deus e o Cordeiro é Jesus Cristo. (Para estudo sobre o Ancião de Dias, em Daniel 7, veja Capítulo 7 – EXPLICAÇÕES DO ANTIGO TESTAMENTO. Para maior esclarecimento a respeito do Cordeiro, em Apocalipse 5, veja o Capítulo 9 – EXPLICAÇÕES DO NOVO TESTAMENTO: DE ATOS AO APOCALIPSE.) Resumindo: o Livro do Apocalipse nos fala que quando chegarmos ao céu, veremos Jesus sozinho no trono. Jesus é a única manifestação visível de Deus que jamais veremos no céu.
A Revelação de Jesus Cristo
O Livro do Apocalipse contém muitas outras afirmações valiosas a respeito da divindade de Jesus. O propósito de Deus ao fazer com que João escrevesse o livro, era revelar ou desvelar Jesus Cristo, não somente revelar os acontecimentos futuros. Na realidade, todas as escritas de João enfatizam a unidade de Deus, a deidade de Cristo, e a natureza dual de Cristo. João escreveu o Evangelho de João de forma que crêssemos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (João 20:31). Aceitar Jesus como Filho de Deus significa aceitá-lo como Deus, porque o título “Filho de Deus" significa simplesmente Deus manifestado na carne. (Veja Capítulo 5 - O FILHO DE DEUS  para discussões adicionais.) João identificou Jesus como Deus, o Verbo, o Pai, e Jeová (o Eu sou). Todas as escritas de João elevam a divindade de Jesus; o Livro do Apocalipse não é nenhuma exceção.
Apocalipse 1:1 nos fala que o livro é a revelação de Jesus Cristo. A palavra grega para revelação é apokalupsis do qual nós obtemos a palavra apocalipse. Significa literalmente um desvendar ou um descobrir. Certamente o livro é uma profecia de coisas por vir, mas um das principais razões para esta profecia é revelar Cristo  - mostrar quem Ele realmente é. O estudante zeloso da Bíblia deve buscar entender as predições no livro; mas, mais importante, ele deverá buscar compreender a razão dessas profecias. Ele deve buscar entender a revelação de Jesus Cristo nestes eventos futuros.
O Livro do Apocalipse apresenta Jesus tanto em sua humanidade quanto em Sua divindade. Ele é o Cordeiro por causa de nossos pecados, mas Ele é também o Deus Todo-poderoso no trono. Abaixo temos uma lista de algumas das maneiras pelas quais o livro apresenta Cristo.
Lista 6: Jesus No Livro Do Apocalipse

Título
Comentário
Passagem do Apocalipse
1
Testemunha fiel
O profeta e apóstolo
1:5
2
Primogênito dos mortos

1:5
3
Soberano dos reis

1:5
4
Alfa e Omega

1:8, 11; 21:6; 22:13
5
Princípio e Fim

1:8; 21:6;
6
Aquele que é, que era, e que há de vir

1:8; 4:8
7
O Todo-poderoso

1:8; 4:8
8
Filho do homem
O mesmo que Ancião de Dias em Daniel 7:9
1:13
9
Primeiro e último

1:17; 22:13
10
Aquele que vive, esteve morto, está vivo pelos séculos dos séculos

1:18
11
Possuidor dos sete Espíritos

3:1; 5:6
12
Único no trono

4:2
13
Deus

4:8; 21:7
14
Criador

4:11
15
Leão da tribo de Judá
Humanidade
5:5
16
Raiz de Davi
O criador de Davi
5:5; 22:16
17
Cordeiro
Sacrifício pelos pecados
5:6
18
Redentor

5:9
19
Fiel

19:11
20
Verdadeiro

19:11
21
Verbo de Deus
 
19:13
22
Rei dos reis

19:16
23
Senhor dos senhores

19:16
24
Geração de Davi
Humanidade
22:16
25
Brilhante estrela d'alva

22:16
Cada um destes títulos e papéis é uma revelação maravilhosa de Jesus. Junto, eles representam um retrato daquele que veio em carne, morreu, e ressuscitou, mas, também, o Único que vive pelos séculos dos séculos o Senhor Deus Todo-poderoso.
O último capítulo do Apocalipse descreve Deus e o Cordeiro no singular (Apocalipse 22:3-4) e identificam o Senhor Deus dos santos profetas como Jesus (Apocalipse 22:6, 16). Essas referências nos dizem que o Jesus é o Deus da eternidade e que Ele aparecerá com Seu corpo humano glorificado (o Cordeiro) por toda a eternidade. A glória de Deus será a luz da Nova Jerusalém brilhando através do corpo glorificado de Jesus (Apocalipse 21:23). Estes capítulos finais do Livro de Apocalipse descrevem como Deus revelará (desvendará) a Si mesmo em toda a Sua glória para todos eternamente. Eles nos contam que Jesus é o Deus eterno e que Jesus se revelará como Deus pelos séculos dos séculos. Então, o livro realmente é a revelação de Jesus Cristo.
Jesus Tem Todos os Atributos e Prerrogativas de Deus
Se mais alguma prova for necessária para demonstrar que Jesus é Deus, podemos comparar os atributos de Jesus com os atributos de Deus. Fazendo assim nós descobriremos que Jesus possui todos os atributos e prerrogativas de Deus, particularmente aqueles que podem pertencer apenas a Deus. Em Sua humanidade, Jesus é visível, limitado a um corpo físico, fraco, imperfeito em poder, e assim por diante. Em Sua natureza divina, porém, Jesus é Espírito; pois Romanos 8:9 fala do Espírito de Cristo. Em Sua divindade, Jesus era e é onipresente. Por exemplo, em João 3:13 Jesus se referiu ao “Filho do homem que está no céu" embora Ele ainda estivesse na terra. Sua onipresença explica porque Ele podia dizer ainda na terra usando o tempo presente do verbo: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18:20). Em outras palavras, enquanto a plenitude do caráter de Deus estava localizado no corpo humano de Jesus, o Espírito onipresente de Jesus não podia estar assim limitado. Enquanto Jesus caminhava pela terra como homem, Seu Espírito estava em todos os lugares ao mesmo tempo.
Jesus também é onisciente; porque Ele podia ler pensamentos (Marcos 2:6-12). Ele conheceu Natanael antes que ele O conhecesse (João 1:47-50). Ele sabe todas as coisas (João 21:17), e toda a sabedoria e conhecimento estava escondidos n’Ele (Colossenses 2:3).
Jesus é onipotente; Ele tem todo o poder, é o cabeça de todo o principado e potestade, e é o Todo-poderoso (Mateus 28:18; Colossenses 2:10; Apocalipse 1:8).
Jesus é imutável (Hebreus 13:8). Ele é eterno e também imortal (Hebreus 1:8-12; Apocalipse 1:8, 18).
Somente Deus deveria receber adoração (Êxodo 20:1-5; 34:14), contudo Jesus recebeu adoração em muitas ocasiões e será adorado de toda a criação (Lucas 24:52; Filipenses 2:10; Hebreus 1:6). Somente Deus pode perdoar pecado (Isaias 43:25), contudo Jesus tem poder para perdoar pecados (Marcos 2:5). Deus recebe os espíritos dos homens (Eclesiastes 12:7), contudo Jesus recebeu o espírito de Estevão (Atos 7:59). Deus é o edificador dos céus (Hebreus 11:10), contudo Jesus é o edificador dos céus (João 14:3). Então, nós vemos que Jesus tem todos os atributos e prerrogativas que pertencem apenas a Deus.
Além disso, Jesus demonstra todas as outras características que Deus possui. Por exemplo, enquanto na terra Jesus demonstrava emoções piedosas como alegria, compaixão, e tristeza (Lucas 10:21; Marcos 6:34; João 11:35). A Bíblia testifica também que Ele tem os atributos morais de Deus. Abaixo encontramos uma lista de alguns atributos morais de Jesus que corresponde a esses de Deus.
Lista 7: Jesus Tem a Natureza Moral de Deus
1
amor
Efésios 5:25
2
luz
João 1:3-9
3
Santidade
Lucas 1:35
4
Misericórdia
Hebreus 2:17
5
Bondade
II Corintios 10:1
6
Retidão
II Timothy 4:8
7
bondade
Mateus 19:16
8
Perfeição
Efésios 4:13
9
Justiça
Atos 3:14
10
Fidelidade
Apocalipse 19:11
11
Verdade
João 14:6
12
Graça
João1: 16-17
Conclusão
O Jesus é tudo que a Bíblia descreve que Deus é. Ele tem todos os atributos, prerrogativas, e características do próprio Deus. Para colocar de modo bem simples, tudo o que Deus é, Jesus é também. Jesus é o único Deus. Não há melhor modo de sintetizar tudo que dizer com o inspirado Apóstolo Paulo: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. Também nele estais aperfeiçoados" (Colossenses 2:9-10).

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